É comum as pessoas trocarem de carro e não observarem o macaco do carro ou mesmo se ele está onde deveria estar. O que normalmente deveria ser feito é: Retirar o macaco, colocar no local indicado para suspender o carro e testá-lo.
Outra coisa que não deveria ocorrer mais é mais comum do que se pensa é o condutor não saber onde colocar o macaco na hora de trocar o pneu. As consequências podem ser desde danos ao veículo, como amassar a lataria ou até mesmo o veículo cair do macaco.
Antes de mais explicações, vamos conhecer os tipos principais de macacos:
Clique no nome do macaco e veja direto no Google.
MACACO TIPO "JOELHO"
Este tipo de macaco ainda é bem comum, preste muita atenção e siga as dicas:
Ao colocar o macaco na canaleta (local onde o macaco deve ser colocado) observe a marca vermelha na figura acima (essa parte deve ser encaixada na canaleta). Ao começar a erguer, ele vai inclinando o veículo no sentido oposto, por isso, coloque o macaco com a base mais para dentro, fazendo com que ao subir isto compense o deslocamento do carro. Verifique se o macaco está reto, evitando assim que o carro caia.
Este é um tipo de macaco que sobe reto e vai deslocar pouco o carro no sentido oposto, mesmo assim tome cuidado para deixá-lo reto.
MACACO TIPO JACARÉ
Este macaco é mais fácil de usar (opinião pessoal, cada que use o macaco que quiser), ele é hidráulico e com isso você faz menos força. Ele também tem rodas e acompanha o deslocamento do carro, no caso dele inclinar. Outra coisa boa é que a parte que encaixa no carro tem ressaltos que facilitam o encaixe e essa parte também gira, impedindo assim que danifique a canaleta.
COMO EFETUAR A TROCA DO PNEU
Antes de qualquer coisa, puxe o freio de mão e deixe a marcha engatada. Se possível coloque o veículo em local plano, sinalize o local com o triângulo de sinalização a pelo menos 30 metros do local.
Se estiver na rodovia, tente parar longe de curvas, mesmo que danifique o pneu (o pneu é substituível, você não). Sinalize o acostamento com ramos em uma distância não inferior a 200 metros. Nunca troque um pneu sobre a pista, o risco de atropelamento é grande.
Se estiver em uma rodovia pedagiada e não se sentir seguro para fazer a troca, aguarde a equipe do pedágio chegar, afinal é um direito seu ser auxiliado na troca. Outra coisa, se o seu estepe estiver vazio ou descalibrado, eles vão acionar um reboque para levá-lo a uma borracharia, ou vão levar o pneu para encher e auxiliá-lo na troca. Segurança é essencial nesta hora e desatenção pode custar caro.
Finalmente, vou ensinar onde é o local em que o macaco deve ser encaixado. Existe uma canaleta embaixo do carro que é reforçada e nele tem um local específico para o macaco. Nos carros mais novos, você poderá observar que existe uma marca abaixo das portas que indicam o local exato para encaixar o macaco (o local na canaleta, por favor não vão encaixar na marca).
LOCAL ONDE ENCAIXAR O MACACO
Uma coisa muito importante,
quando e como soltar os parafusos da roda?
Os parafusos devem ser soltos antes de erguer o carro, porque normalmente tem que fazer força para soltar e isso compromete sua segurança, visto que pode derrubar o carro do macaco.
Como soltar é a coisa que mais incomoda na hora da troca de um pneu, porque eu penso que fazer força é coisa para guincho e tem uma solução bem simples para ajudar nesta hora, algo inventado (ou divulgado segundo alguns dizem) por Arquimedes, a Alavanca.
Antes que alguém fale mal, sobre o tamanho da alavanca e que será mais um item para colocar na mala, eu quero deixar claro que a intenção é ajudar, se quiser fazer força, o problema não é meu... Então, para aqueles que como eu não querem fazer força, eu recomendo o uso de um cano de ferro de 1 metro aproximadamente encaixado na própria chave de rodas.
Os parafusos devem ser soltos antes de erguer o carro, porque normalmente tem que fazer força para soltar e isso compromete sua segurança, visto que pode derrubar o carro do macaco.
Como soltar é a coisa que mais incomoda na hora da troca de um pneu, porque eu penso que fazer força é coisa para guincho e tem uma solução bem simples para ajudar nesta hora, algo inventado (ou divulgado segundo alguns dizem) por Arquimedes, a Alavanca.
Antes que alguém fale mal, sobre o tamanho da alavanca e que será mais um item para colocar na mala, eu quero deixar claro que a intenção é ajudar, se quiser fazer força, o problema não é meu... Então, para aqueles que como eu não querem fazer força, eu recomendo o uso de um cano de ferro de 1 metro aproximadamente encaixado na própria chave de rodas.
Só relembrando, dúvidas, comentários e sugestões são bem vindos. Portanto, comentem!
Rapaz, meus parabéns! Coisa rara de se ver por aí é alguém prestando um serviço tão útil como este. Acredite, é terrível parar o carro em meio a um trânsito intenso e passar o vexame de não saber como usar esse bendito macaco para trocar um pneu. Pior ainda é ter que se virar com o bendito macaco que vem no kit original do veículo...
ResponderExcluirValeu o post, as dicas e os desenhos!!!
Eu agradeço pelo comentário, já faz tempo que fiz este blog e fico feliz por saber que lhe foi útil.
ExcluirESTE BLOG FOI O QUE MAIS AUXILIOU-ME QUANTO ÀS INFORMAÇÕES QUE PROCURO SOBRE O MACACO JOELHO, NÃO TENHO O MANUAL, E NEM MESMO O MANUAL APRESENTADO NA INTERNET É TÃO PRECISO E SIMPLES COMO A EXPLICAÇÃO DESSE BLOG.. PARABÉNS PELA DIDÁTICA EXPLICATIVA, CURTA E EFICAZ... REALMENTE, AQUI ENCONTREI A SOLUÇÃO..OBRIGADA...NOTA MIL... ABRAÇOS
ResponderExcluirFico feliz por ter ajudado. Desculpe a demora em responder, porque estou bastante ocupado com minha nova ocupação profissional. Deus abençoe!
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