terça-feira, 25 de maio de 2010

Como usar o Macaco do carro

Dica do meu amigo Juliano Lara.

É comum as pessoas trocarem de carro e não observarem o macaco do carro ou mesmo se ele está onde deveria estar. O que normalmente deveria ser feito é: Retirar o macaco, colocar no local indicado para suspender o carro e testá-lo.

Outra coisa que não deveria ocorrer mais é mais comum do que se pensa é o condutor não saber onde colocar o macaco na hora de trocar o pneu. As consequências podem ser desde danos ao veículo, como amassar a lataria ou até mesmo o veículo cair do macaco.

Antes de mais explicações, vamos conhecer os tipos principais de macacos:

Clique no nome do macaco e veja direto no Google.

MACACO TIPO "JOELHO"

Macaco tipo joelho









Este tipo de macaco ainda é bem comum, preste muita atenção e siga as dicas:

Ao colocar o macaco na canaleta (local onde o macaco deve ser colocado) observe a marca vermelha na figura acima (essa parte deve ser encaixada na canaleta). Ao começar a erguer, ele vai inclinando o veículo no sentido oposto, por isso, coloque o macaco com a base mais para dentro, fazendo com que ao subir isto compense o deslocamento do carro. Verifique se o macaco está reto, evitando assim que o carro caia.



Este é um tipo de macaco que sobe reto e vai deslocar pouco o carro no sentido oposto, mesmo assim tome cuidado para deixá-lo reto.

MACACO TIPO JACARÉ

Este macaco é mais fácil de usar (opinião pessoal, cada que use o macaco que quiser), ele é hidráulico e com isso você faz menos força. Ele também tem rodas e acompanha o deslocamento do carro, no caso dele inclinar. Outra coisa boa é que a parte que encaixa no carro tem ressaltos que facilitam o encaixe e essa parte também gira, impedindo assim que danifique a canaleta.

COMO EFETUAR A TROCA DO PNEU

Antes de qualquer coisa, puxe o freio de mão e deixe a marcha engatada. Se possível coloque o veículo em local plano, sinalize o local com o triângulo de sinalização a pelo menos 30 metros do local.

Se estiver na rodovia, tente parar longe de curvas, mesmo que danifique o pneu (o pneu é substituível, você não). Sinalize o acostamento com ramos em uma distância não inferior a 200 metros. Nunca troque um pneu sobre a pista, o risco de atropelamento é grande.

Se estiver em uma rodovia pedagiada e não se sentir seguro para fazer a troca, aguarde a equipe do pedágio chegar, afinal é um direito seu ser auxiliado na troca. Outra coisa, se o seu estepe estiver vazio ou descalibrado, eles vão acionar um reboque para levá-lo a uma borracharia, ou vão levar o pneu para encher e auxiliá-lo na troca. Segurança é essencial nesta hora e desatenção pode custar caro.

Finalmente, vou ensinar onde é o local em que o macaco deve ser encaixado. Existe uma canaleta embaixo do carro que é reforçada e nele tem um local específico para o macaco. Nos carros mais novos, você poderá observar que existe uma marca abaixo das portas que indicam o local exato para encaixar o macaco (o local na canaleta, por favor não vão encaixar na marca).

LOCAL ONDE ENCAIXAR O MACACO


COMO SOLTAR OS PARAFUSOS


Uma coisa muito importante, quando e como soltar os parafusos da roda?

Os parafusos devem ser soltos antes de erguer o carro, porque normalmente tem que fazer força para soltar e isso compromete sua segurança, visto que pode derrubar o carro do macaco.

Como soltar é a coisa que mais incomoda na hora da troca de um pneu, porque eu penso que fazer força é coisa para guincho e tem uma solução bem simples para ajudar nesta hora, algo inventado (ou divulgado segundo alguns dizem) por Arquimedes, a Alavanca.


Antes que alguém fale mal, sobre o tamanho da alavanca e que será mais um item para colocar na mala, eu quero deixar claro que a intenção é ajudar, se quiser fazer força, o problema não é meu... Então, para aqueles que como eu não querem fazer força, eu recomendo o uso de um cano de ferro de 1 metro aproximadamente encaixado na própria chave de rodas.

Só relembrando, dúvidas, comentários e sugestões são bem vindos. Portanto, comentem!

4 comentários:

  1. Rapaz, meus parabéns! Coisa rara de se ver por aí é alguém prestando um serviço tão útil como este. Acredite, é terrível parar o carro em meio a um trânsito intenso e passar o vexame de não saber como usar esse bendito macaco para trocar um pneu. Pior ainda é ter que se virar com o bendito macaco que vem no kit original do veículo...
    Valeu o post, as dicas e os desenhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço pelo comentário, já faz tempo que fiz este blog e fico feliz por saber que lhe foi útil.

      Excluir
  2. ESTE BLOG FOI O QUE MAIS AUXILIOU-ME QUANTO ÀS INFORMAÇÕES QUE PROCURO SOBRE O MACACO JOELHO, NÃO TENHO O MANUAL, E NEM MESMO O MANUAL APRESENTADO NA INTERNET É TÃO PRECISO E SIMPLES COMO A EXPLICAÇÃO DESSE BLOG.. PARABÉNS PELA DIDÁTICA EXPLICATIVA, CURTA E EFICAZ... REALMENTE, AQUI ENCONTREI A SOLUÇÃO..OBRIGADA...NOTA MIL... ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter ajudado. Desculpe a demora em responder, porque estou bastante ocupado com minha nova ocupação profissional. Deus abençoe!

      Excluir

Não tenha medo de comentar, sugerir, reclamar ou elogiar se quiser. Só não erra quem nunca tenta!