terça-feira, 25 de maio de 2010

Noções Básicas sobre carros

Estou mudando um pouco o foco inicial do blog, porque trabalho com atendimento a pessoas que muitas vezes não tem a menor noção do funcionamento de um carro ou entendem pouco sobre o assunto e saem para a rodovia sem tomar o mínimo de cuidado com a manutenção dos veículos. Gosto de compartilhar o que aprendi e tenho certeza de que será útil, lembrem de comentar e se quiserem podem dar sugestões.

O QUE FAZER ANTES DE LIGAR O CARRO

A primeira coisa a fazer é verificar o nível do óleo do motor, o nível da água do reservatório do radiador, o fluído do freio, o reservatório de água do limpador do parabrisa, algum vazamento que esteja visível no motor ou mesmo no chão sob o veículo, verificar os cabos da bateria. Olhar se nenhum pneu está vazio e somente então dar a partida no motor.

Muitas pessoas esquecem de olhar regularmente os itens acima descritos, sem perceber que isso pode acarretar algum defeito ou até mesmo fundir o motor do veículo (ex.: falta de água ou óleo).
Eu recomendo a verificação diária de cada um dos itens e já aconteceu comigo de pegar um veículo com falta de óleo no motor na hora de assumir o serviço. O nível do óleo do veículo estava abaixo do mínimo e ao completar o óleo, observei que faltava quase metade do óleo necessário para o funcionamento adequado do mesmo.

O óleo deve ser trocado na quilometragem certa, ou a cada seis meses se não tiver atingido a quilometragem para troca neste período de tempo. Quando ocorrer vazamento, ou o nível estiver baixando por outro motivo qualquer, procure um mecânico. Sempre verifique o nível com o motor frio e mesmo sendo óbvio para muitos, o motor deve estar desligado. A exceção para verificação é quando ocorre um vazamento e este é percebido após já ter rodado com o veículo e neste caso você irá apenas verificar o nível do óleo que restou no motor. Normalmente uma luz vermelha irá acender no painel do veículo avisando que está faltando óleo no motor. Esta luz indicadora tem o desenho de uma lâmpada de óleo, igual a este desenho abaixo:

 
Este símbolo é universal, ou seja, ele é igual em todos os carros e até caminhões em qualquer país do mundo. Neste último caso, vale lembrar que o motor deve ser desligado imediatamente após acender esta luz indicadora, sob pena de fundir o motor por superaquecimento causado pelo atrito da peças e até mesmo a quebra de peças (já vi biela quebrar o bloco do motor por este motivo). Se você não é mecânico, procure um, completar o óleo somente é recomendado nos casos em que não tenha outro recurso. Se você for completar, use pelo menos um óleo com as mesmas especificações do que foi colocado no veículo (Ex. 20W50 que está escrito no frasco de óleo).

VERIFICANDO O NÍVEL DO ÓLEO DO MOTOR

O nível do óleo do motor é verificado puxando a vareta do óleo e enxugando com um pano ou papel. Não esfregue nada na vareta, aperte o pano ou papel sobre a ponta da vareta no local onde marca o nível, esfregar pode deixar resíduos que irão para o interior do motor.
Recoloque a vareta até o final e puxe novamente, verifique o nível com a vareta na horizontal, porque senão o óleo escorre e pode dar a falsa impressão de que o nível está bom ou baixo.
Sempre verifique se a vareta ficou bem firme, porque com o movimento do veículo, vibração e a pressão interna do motor podem fazer a vareta sair e vai vazar óleo pela vareta.
O nível é observado por marcas que existem na vareta, quanto mais próximo da ponta menor e o nível ideal é o máximo.

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE ÓLEO

A primeira consequência é a falta de lubrificação. As peças podem quebrar por causa do atrito e vai elevar a temperatura do motor causando a fundição das peças. O prejuízo será grande, o motor vai travar e muitas vezes o cabeçote empena, levando a quebra de outras peças.

VERIFICANDO O NÍVEL DA ÁGUA

Todo carro com sistema de refrigeração a água é como uma panela de pressão, com pouca água vai fundir o metal e com muita água não terá por onde aliviar a pressão.
Por isso é que existe um nível no reservatório de água e ele deve ser observado regularmente (eu verifico diariamente). Na lateral do reservatório existe uma marca com a inscrição MAX (Nível máximo) e MIN (Nível mínimo). Observe que existem duas marcas, sendo a superior o nível máximo e a inferior o nível mínimo.

No caso de vazamento ocorrido antes de ligar o veículo, resolva o problema e complete o nível de água antes de funcionar o veículo. Se ocorrer do veículo ferver, não desligue o motor, abra o capô com cuidado, pegue um pano e alivie a pressão do sistema sem abrir totalmente o reservatório.
Lembre da comparação com a panela de pressão, você jamais abriria uma panela de pressão após ferver sem tirar a pressão, o mesmo ocorre com o carro quando ferve. Após aliviar a pressão do reservatório, tire a tampa, e complete a água com o motor ligado.
Obs.: Se tiver estourado uma mangueira, desligue o motor e deixe esfriar, neste caso o correto é chamar um mecânico ou se você tem seguro, chame um reboque e faça o serviço com um mecânico da sua confiança.

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE ÁGUA

NUNCA complete a água com o motor desligado após ele ter fervido, o choque térmico vai danificar o motor. Após ter completado o nível e a temperatura ter atingido o nível normal, desligue o motor e verifique o óleo. Se o óleo estiver branco leitoso, queimou a junta do cabeçote e não pode mais funcionar o motor que esse óleo não vai lubrificar mais.
Peça para alguém verificar o cano de descarga (escapamento) enquanto você completa o nível da água. Caso esteja saindo água, isso indica também que queimou a junta do cabeçote e o motor não deve ser funcionado mais (vapor é normal nos carros a álcool, ou flex que tenham sido abastecidos com álcool).

Neste último caso, pode ocorrer o chamado calço hidráulico, onde a água entra na camisa do motor (local onde o pistão trabalha) e impede o pistão de subir. Normalmente a biela quebra e pode até quebrar a carcaça do motor. Insistir em andar com o motor nestas condições só vai aumentar o prejuízo.

Novamente comparo o motor a uma panela de pressão. O que ocorre quando uma panela de pressão fica sem água? O metal funde, o mesmo ocorre com o motor.
Então se vazou toda a água, desligue o motor, espere esfriar, resolva o problema que ocasionou o vazamento, complete o nível de água e neste caso você tem que tirar o ar do sistema de arrefecimento.
Como assim, ar no sistema de arrefecimento? Isso mesmo, ar que fica nas paredes internas do motor por onde a água passa. Complicado? Por isso eu recomendo o mecânico, para ele isso é fácil. 

TIRANDO O AR DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mas vamos imaginar que você está em lugar ermo e tinha outra mangueira ou que ela apenas tinha se soltado e você conseguiu arrumar. Muito bem, vamos ao procedimento:

Existe uma mangueira fina que serve para retornar a água do motor para o reservatório.
Ligue o motor após ter completado o nível de água e desconecte esta mangueira onde ela encaixa no reservatório e deixe-a virada para baixo (retire a mangueira com cuidado, para evitar queimaduras).
Observe que a água começará a sair pela mangueira com bolhas de ar, somente conecte a mangueira quando sair apenas água (jato contínuo). Se você deixar ar no sistema de arrefecimento, o carro vai ficar fervendo como se estivesse sem água.

VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Existe uma válvula que controla a passagem de água do radiador para o motor chamada VÁLVULA TERMOSTÁTICA que só entra em funcionamento após atingir uma certa temperatura, fazendo com que a água circule pelas paredes do motor e baixe a temperatura, isso permite um melhor trabalho do motor.
Quando esta mesma válvula trava, ocorre o superaquecimento do motor, mesmo sem ter vazamento algum.

Encontre mais sobre o funcionamento da válvula termostática aqui: Como funcionam os sistemas de arrefecimento dos carros

COMO SABER SE A VÁLVULA TERMOSTÁTICA TRAVOU E O QUE FAZER

Observe que existe uma mangueira está conectada na parte superior do radiador e outra na parte de baixo.
Se uma das mangueiras está quente e a outra fria e o marcador do painel acusa alta temperatura, é porque a válvula termostática travou.
Neste caso, desligue o motor e chame um mecânico para trocar a válvula. O carro pode até rodar sem a válvula para você chegar no mecânico mais próximo, só não vou ensinar como retirá-la porque se algo der errado, eu não quero ser responsabilizado.

NÍVEL DO FLUÍDO DE FREIO

O reservatório do fluído de freio normalmente tem o formato retangular e é branco e tem uma certa transparência, o que facilita a visualização do nível. Não existe marca de nível, então o normal é que esteja cheio, restando um pequeno espaço. Balance o carro fazendo movimentos para baixo que você verá o fluído se agitar dentro do reservatório. Se não puder visualizar nada, abra o reservatório e observe se ele está cheio.

Se observar que não tem fluído no reservatório, isso significa que tem vazamento. Primeiro observe o reservatório, se ele estiver sujo de fluído, pode ser a tampa do mesmo que foi apertada demais e quebrou. Caso contrário, observe a parte interna de cada roda, com certeza uma delas estará suja de fluído de freio. NUNCA saia de casa nestas condições, chame um mecânico e resolva o problema onde estiver. A falta de observação deste problema pode causar um acidente grave.

Se você estiver na rua e ao pisar no freio ele falhar, lembre que você ainda tem o freio de mão que é acionado por cabo e não depende do fluído para funcionar. Mantenha o botão do freio de mão apertado e puxe devagar para evitar o travamento das rodas e também que o carro saia de traseira, porque o freio de mão só trava as rodas traseiras.
Você pode observar onde o freio de mão começa a frear e soltar o botão nesta posição e reduzir as marchas, uma de cada vez e sempre intercalando com uma puxada no freio de mão. Esta dica obviamente que só funcionará quando tiver espaço suficiente para tanto. Se você estiver na cidade e em baixa velocidade, puxe o freio de mão até em cima e firme o volante. Procure um mecânico imediatamente.

RESERVATÓRIO DE ÁGUA DO LIMPADOR DO PARA-BRISA

A maioria das vezes nós lembramos da água deste reservatório quando estamos na estrada e começa a chover. O para-brisa embaça na primeira passada do limpador e quando acionamos o jato de água... Por isso eu recomendo que esse reservatório seja observado junto com os demais itens todos os dias. Outra coisa que vai ocorrer é a queima do motor que bombeia a água do reservatório até o para-brisa, porque ele não pode trabalhar sem água. Obs.: verifique também as palhetas do limpador, elas podem riscar o para-brisa se estiverem gastas.

CABOS DA BATERIA

Acontece muito a oxidação dos cabos da bateria e isso prejudica a passagem de corrente da bateria para o carro e algumas vezes o carro não dá partida. Se você observar uma substância esverdeada no terminal ou no cabo, é oxidação do bronze utilizado no terminal que vai conectado ao pólo da bateria.
Numa linguagem popular, poderíamos dizer que é a "ferrugem" do terminal e ocorre por excesso de umidade. Neste caso, muitas pessoas dizem para passar graxa nos terminais, mas a graxa acaba isolando o terminal e o cabo terá que ser trocado.

A melhor coisa a fazer é levar numa oficina autorizada e se eles sugerirem a troca dos cabos, mande trocar, receitas caseiras acabam aumentando o prejuízo e na maioria das vezes são apenas um "paliativo", ou seja, o problema vai acontecer novamente e pode ser que você esteja longe de um recurso. Lembre que "O barato sai caro" e paliativos também.

CUIDADOS COM OS PNEUS

Sempre observe os pneus, antes de sair de casa e depois de deixar o carro estacionado em algum lugar. Rodar com pneu furado danifica a carcaça do pneu, o que ocasiona uma troca prematura. Calibre sempre os pneus de acordo com as especificações do fabricante, se não souber a pressão correta, vá até uma loja onde vendam pneus e pergunte. Lembre de calibrar o "estepe" (pneu socorro), porque a maioria só lembra na hora em que for usá-lo e um “probleminha”, virá um “problemão”...

Acho que o básico é isso. Se tiverem mais dúvidas ou sugestões, comentem e vou tentar responder o mais breve possível.

Um comentário:

  1. Achei sensacional sua postagem. Estou a procura de dicas de qual e onde comprar um carro usado, tenho visto muitas lojas de carro multimarcas sp

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